terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Em um ano, família produz apenas uma sacola de lixo

Você conseguiria reduzir, pela metade, a sua atual produção de lixo? Imagine, então, praticamente zerá-la. Foi o que a família Strauss, da Inglaterra, se propôs a fazer no final de 2009: pai, mãe e filha se comprometeram a não produzir lixo durante um ano inteiro e quase conseguiram cumprir a missão.

A família passou a produzir praticamente tudo o que consumia – e, quando a ida ao supermercado era inevitável, optava por embalagens recicláveis. Além disso, os Strauss adotaram a prática do “banheiro ecológico” e começaram a usar os restos de alimento como adubo. Resultado: em dezembro de 2010, a família tinha, apenas, uma sacolinha de plástico de lixo para levar ao aterro.

Dentro do saco, alguns brinquedos quebrados, da filha, Verona, além de lâminas de barbear, canetas e negativos fotográficos. Apesar da meta dos Strauss não ter sido atingida, a família comemorou o feito. Segundo a mãe, Rachelle, desde o começo eles sabiam que zerar a produção de lixo era impossível, mas ainda assim instituíram a meta como forma de estímulo.

Deu certo! Os resultados obtidos foram muito melhores do que eles podiam imaginar e, hoje, os Strauss são exemplos de “zero waste” (desperdício zero, em português) para o mundo todo! A família criou um site, o My Zero Waste, em que dão dicas de reciclagem e, ainda, dividem com os internautas as experiências que tiveram durante esse ano sem lixo.



Esta reportagem foi retirada do site Abril no blog da revista Super Interessante, o crédito é todo de la, interessados em conhecer de um click aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário